Seminários Jovens no Terreno - 8 de Junho

 

"Educação Social e Políticas de Juventudes: experiências com jovens afrodescendentes no Brasil e em Portugal"
 

ICS-ULisboa, 8 de Junho, Sala Polivalente, 15H
 

Cândida Moraes

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Secretaria de Educação de Salvador

Ana Paula Silva

Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS)

Luís Santos

Jovem participante do projeto Percursos Acompanhados – CESIS, Programa Escolhas


Neste seminário serão apresentadas experiências socioeducativas com foco em ações enquadradas em políticas públicas de Juventude, desenvolvidas com jovens afrodescendentes nas cidades de Salvador e Lisboa.

O CESIS, enquanto unidade de atendimento social e educativo na Amadora, terá como relato de experiência a trajetória do Projeto Percursos Acompanhados, cofinanciado nos últimos anos pelo Programa Escolhas e com uma forte parceria de entidades locais. Serão apresentados o histórico, os objetivos e as atividades desse projeto desenvolvido no Bairro do Zambujal. Foram convidados como representantes do CESIS, Ana Paula Silva, Assistente Social e responsável pela área da Infância e Juventude, e o jovem Luís Santos, que participou em ações socioeducativas desde 2004 até 2015.

Posteriormente, será debatida neste seminário a investigação da pesquisadora Cândida Moraes, da Universidade Federal da Bahia e doutoranda visitante no OPJ/ICS-ULisboa, que visa analisar experiências educativas de jovens afrodescendentes em Lisboa e Salvador através do acompanhamento de projetos no âmbito de Políticas Públlicas de Juventude no Brasil e em Portugal. Serão apresentados resultados parciais da sua pesquisa qualitativa com jovens participantes desses projetos, nomeadamente as suas percepções relativamente à vivência no bairro social, à comunidade, à escola e ao projeto social.

  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos