Seminários Mundos Juvenis - 13 de Julho

 

Trajetórias Formativas Profissionais em Música - relato de um estudo com estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE/Fortaleza-Brasil


Alexandre Vieira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul 



13_julho
Estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE/Fortaleza



Resumo

Situado na temática da formação profissional em música, a pesquisa em andamento apresentada objetiva compreender as trajetórias formativas de estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, na cidade do Fortaleza, situada no nordeste do Brasil. Partindo de uma abordagem qualitativa e apoiada na Sociologia da Educação Musical, a questão proposta desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: que caminhos conduziram estes sujeitos a este curso; o que lá buscam, o que lá encontram e o que acreditam levar dessa experiência formativa. A pesquisa se propõe a descrever e analisar a trajetória de oito estudantes, através da utilização do estudo de caso como metodologia. Os dados são constituídos a partir da transcrição da gravação dos depoimentos destes estudantes, somadas às observações realizadas em campo, bem como anotações em diário realizadas pelo pesquisador. As redes sociais configuraram-se como uma extensão do campo empírico, um importante canal de inserção e fonte de dados. Preliminarmente, é possível concluir que, a partir da inserção no espaço acadêmico institucional, através de empoderamento de determinados códigos de pertencimento – saberes e condutas –, estes estudantes potencializam deslocamentos dentro do campo profissional da música. Entretanto, ao partirem de pontos distintos e possuírem motivações e expectativas diversas, suas trajetórias adquirem significados também diversos. Serão, também, apresentadas algumas reflexões que estão sendo desenvolvidas a partir das interlocuções e aprendizados obtidos pelo pesquisador como doutorando visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob orientação do Prof. Dr. José Machado Pais.



Alexandre Vieira é 
graduado em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1989); mestre (2009) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2007 integra o grupo de estudos e pesquisa Educação Musical e Cotidiano, Grupo de Pesquisa (CNPq), integrado ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Musical - NEPEM do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 

  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos