Seminários Mundos Juvenis - 12 de Junho 2013

 

Um por Todos e Todos por Um! Prevenção do bullying entre jovens


Por Susana Carvalhosa (ISCTE-IUL)

O principal objetivo da investigação desenvolvida é compreender os diferentes processos, características, contextos e dimensão temporal dos comportamentos de bullying, de acordo com o modelo bioecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner.

Os resultados suportam o modelo ecológico, uma vez que o bullying está associado a fatores de nível macro (PIB) e micro (suporte social), bem como pelo nível individual (bem-estar, empatia e auto-estima).

Pode-se concluir que quando se desenvolvem políticas e programas de prevenção do bullying entre jovens, é importante considerar a fase de

desenvolvimento de um país, as relações com os pares, famílias e comunidades (escola e bairro), bem como o estilo de vida das pessoas envolvidas.



Susana Carvalhosa:

- Doutorada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Bergen, Noruega, tendo defendido a tese intitulada "Prevention of bullying in schools: An ecological model".

- Pró-Reitora e Professora Auxiliar no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

- Investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social/ISCTE-IUL na área do Bullying em contexto escolar (papel dos bystanders, bullying retrospectivo, programas de prevenção) e no mundo virtual (cyberbullying).

- Autora do livro "Prevenção da Violência e do Bullying em Contexto Escolar" da Climepsi Editores.


  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos