Seminários Mundos Juvenis - 28 Outubro

 

Projeto Morpheus - Diagnóstico social e de saúde dos jovens do concelho de Paredes.

Paula Rocha (Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - Cipes)
Carlos Franclim (Médico USF S. João do Porto)


RESUMO:

O Projeto Morpheus tratou-se de um projeto de investigação voluntário, coordenado por dois jovens (uma socióloga e um médico), no sentido de melhor conhecer a juventude do concelho de Paredes.

Para o seu desenvolvimento foram estabelecidas importantes parcerias locais e científicas, com a Câmara Municipal de Paredes, o Instituto de Sociologia e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de modo a obter o suporte e validação científica necessários.

Em virtude disto, foi construído um inquérito, subdividido em diferentes áreas temáticas e construída uma amostra representativa dos jovens de Paredes, com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos. Foi aplicada a seleção de casos, proporcionalmente representativos, por random route, através de uma seriação aleatória, sendo os requisitos de inclusão a idade e a freguesia de residência. Os dados obtidos foram alvo de um tratamento estatístico com recurso ao SPSS, mas ainda de forma embrionária. Trata-se, portanto, de uma apresentação dos resultados preliminares.

Este estudo promoveu a criação de uma nova associação juvenil concelhia - A Embaixada da Juventude -, que pretende traçar projetos de intervenção com base nos resultados obtidos.


BIOGRAFIA (Paula Rocha)

Mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem vindo a dedicar-se à investigação em diferentes centros de estudos nacionais, tendo já passado pelo CIES-ISCTE/IUL, CICS-NOVA/UM e atualmente é bolseira de investigação no CIPES, em Aveiro. Tem vindo a desenvolver investigação em áreas como a inovação, investigação científica e tecnológica, empreendedorismo e aprendizagens informais e não formais e mais recentemente, sobre o ensino superior em Portugal. Em virtude disto tem já várias participações em conferências nacionais e internacionais, bem como artigos e capítulos de livro publicados.

O projeto Morpheus tratou-se de uma investigação voluntária, de cariz pessoal, mas que foi o ponto de partida para a criação da Embaixada da Juventude, associação juvenil que preside.




  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos