Seminários Mundos Juvenis - 12 de Novembro

 

Vantagem na diversidade: identidade, transições e orientações de futuro dos jovens descendentes de imigrantes com origem mista


ICS-ULisboa, 17h30, sala 2


Sandra Mateus (CIES, ISCTE-IUL)




Resumo

Na produção cientifica nacional e internacional, os descendentes de imigrantes têm sido retratados como jovens numa experiência de transição cumulativa particularmente intensa: transição entre quadros culturais e espaços geográficos, transição entre ciclos de ensino, transição para a idade adulta. Constituem-se como objecto sociológico não só a partir das lentes da desvantagem e vulnerabilidade, mas também da vantagem, pela sua capacidade de tradução, inovação, rutura, e questionamento dos laços e territórios alargados em que se filiam. As suas filiações são múltiplas, sociais e culturais, construídas por opção e constrangimento, por herança e eleição, e marcam a relação com espaços institucionais como a escola. A apresentação centra-se num segmento específico dos jovens descendentes de imigrantes: aqueles com um progenitor estrangeiro e outro progenitor autóctone, protagonistas por excelência das identidades fluidas, plurais e complexas da contemporaneidade. Trata-se de um grupo pouco visível nos estudos realizados em Portugal, mas que revela vantagens distintivas, singularidades que justificam um olhar analítico mais atento. A análise irá centrar-se nos seus perfis, condições e trajetórias objectivas e subjectivas, tal como nas suas orientações de futuro, formas de adaptação críticas na compreensão das identidades, dos valores, dos regimes institucionais e das estruturas de oportunidades que pautam os contextos juvenis. Terá por base um estudo de tipo comparativo, multi-método, que abrangeu 1194 jovens alunos do 9º ano (405 descendentes de imigrantes), em 13 escolas, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Faro, bem como a realização de um conjunto de entrevistas a agentes escolares, jovens descendentes e seus progenitores.


Sandra Mateus é doutorada em Sociologia, investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES, ISCTE-IUL) e professora auxiliar convidada no Mestrado "Educação e Sociedade" (ISCTE-IUL).

  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos