Teses de doutoramento sobre juventude em Portugal

 


Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal é uma base de dados bibliográficos organizada pelo OPJ, com o objectivo de recencear as teses de doutoramento sobre juventude defendidas nas Universidades Portuguesas e teses de doutoramento estrangeiras sobre a juventude em Portugal.

A base de dados está em permanente atualização e é acessível através da ferramenta de gestão bibliográfica Mendeley. Através desta ferramenta poderá consultar a listagem completa das teses, fazer pesquisas por palavras-chave e exportar a meta-informação bibliográfica.

As teses incluídas na base de dados foram identificadas no Repositório Científico da Acesso Aberto de Portugal e em outros repositórios de Universidades portuguesas. A pesquisa foi feita a partir de palavras-chave relacionada com a temática da juventude, nomeadamente: jovem (jovens), juvenil (juvenis), juventude, estudante, aluno, adolescente e menor.

Com base nos resultados obtidos foram introduzidas na base de dados todas as teses que têm os jovens como objeto de análise, de todas as áreas científicas e defendidas a partir do ano de 2000. Trata-se de um trabalho em permanente atualização, sendo que mais teses defendidas neste período serão acrescentadas à base de dados de forma regular.

Para além do trabalho de recolha das teses, todas as obras na base de dados foram categorizadas com base em tags (etiquetas) temáticas de forma a classificá-las por tipo de documento, área científica, objeto e temáticas abrangidas. Estas tags foram definidas pelo OPJ e são transversais a todas as dissertações, independentemente da sua área científica. Para todas as teses é disponibilizado o resumo, as palavra-chave definidas pelo autor e o link para o repositório onde estão depositadas e onde poderão ser consultadas.





Teses de doutoramento sobre juventude em Portugal
is a group in Social Sciences on Mendeley.

TESES DE DOUTORAMENTO SOBRE JUVENTUDE EM PORTUGAL


COMO FUNCIONA A BASE DE DADOS?

O grupo Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal está disponível no site do Mendeley (Mendeley Web). Nessa página terá acesso à listagem completa de teses, a uma versão reduzida dos seus dados bibliográficos, ao seu resumo e ao link para o repositório onde elas estão depositadas. Se quiser poderá seguir a coleção e acompanhar assim todas as novidades. Para tal, é necessário abrir gratuitamente uma conta pessoal no Mendeley.

COMO PESQUISAR DENTRO DA BASE DE DADOS?

Para ter acesso à informação bibliográfica completa de cada tese e poder fazer pesquisas transversais dento da base de dados deverá abrir uma conta pessoal no Mendeley e fazer o download (grátis) do programa Mendeley Desktop. Uma vez instalado o programa no seu computador e feito o log in irá verificar que na barra à esquerda, por baixo da secção "Groups", irá aparecer o grupo Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal e carregando nesse grupo irá ter acesso a toda a base de dados. Uma vez nesta secção poderá visualizar a informação de cada tese, aceder à página do repositório onde a tese está disponível, e fazer pesquisas. Irá encontrar um campo de pesquisa no canto superior direito do Mendeley Desktop onde poderá colocar os termos que lhe interessam. O Mendeley irá correr a pesquisa em toda a base de dados, nomeadamente títulos, autores, resumos, tags e author-keywords.

COMO ESTÃO CLASSIFICADAS AS TESES?

O grupo Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal está organizado por folders, sendo que cada folder corresponde a uma universidade. Ao selecionar um dos folders irá visualizar as teses defendidas na Universidade correspondente.

As teses estão também classificadas por temas. Nos dados bibliográficos de cada tese irá encontrar um conjunto de palavras chave denominados tags e um segundo chamado author-keyword. As author-keywords são as palavra-chave indicadas pelo autor na tese. As tags são etiquetas utilizadas pelo OPJ para classificar todas as teses da base de dados com critérios comuns e transversais.

Cada tese é classificada por tags da seguinte forma:

- uma tag obrigatória para o tipo de tese: "doutoramento";

- uma tag obrigatória que identifica a tipo de população juvenil: "jovens" "adolescentes" "estudantes" "jovens-adultos" (de forma geral é utilizado o termo que vem mencionado no título da tese);

- Uma tag obrigatória que identifica a área científica da tese (por exemplo, psicologia, sociologia, medicina, etc.);

- Para além das tags obrigatórias, cada tese é classificada de acordo com o seu conteúdo com temas/conceitos suficientemente abrangentes para poderem classificar teses das mais variadas áreas científicas (por exemplo, "sexualidade", "corpo", "políticas públicas", etc.).

COMO FAZER PESQUISAS POR TAGS DENTRO DA BASE DE DADOS NO MENDELEY DESKTOP?

Uma vez selecionado na coluna da esquerda o grupo Teses de doutoramento sobre Juventude em Portugal irá ter acesso à lista completa de teses. A partir daí o Mendeley Desktop permite-lhe duas opções de pesquisa:

1. Pesquisa a partir da lista de tags: na coluna da esquerda, em baixo irá encontrar uma opção de pesquisa através de filtros. Aí poderá selecionar "filter by tags" e terá acesso à listagem completa de tags utilizada na base de dados. Se selecionar uma destas tags irá visualizar a listagem completa de todas as teses que foram etiquetadas com essa tag. Se tiver selecionado um subfolder do grupo (correspondente a uma Universidade) irá visualizar as tags utilizadas nas teses dessa Universidade.

2. Pesquisar por tags a partir do campo de pesquisa: no campo de pesquisa no canto superior direito do Mendeley Desktop poderá pesquisar por tags utilizando a indicaçao "tag:". O Mendeley Desktop irá procurar o termo introduzido entre as tags da base de dados (por exemplo, se introduzir "tag:estudantes" irá visualizar a listagem completa de todas as teses que foram etiquetadas com essa tag).

É POSSÍVEL FAZER PESQUISAS NO MENDELEY DESKTOP POR MAIS DO QUE UMA TAG?

Para além das pesquisas padrão que o Mendeley Desktop oferece, poderá desejar fazer pesquisas com mais do que um termo, cruzando, por exemplo, mais do que uma tag ou a tag com ano de defesa da tese. Para tal deverá utilizar o campo de pesquisa do Mendeley Desktop (canto superior direito) e especificar, antes do termo de pesquisa, o tipo de informação a pesquisar. Por exemplo, se quiser pesquisar as tags "adolescentes" e "saúde" ao mesmo tempo deverá digitar na janela de pesquisa "tag:estudantes tag:saúde" e dessa forma terá acesso a listagem de todas as teses sobre estudantes relacionadas com saúde.

Para além das tags poderá pesquisar outras informações sobre a tese, nomeadamente:

Advisor:

Year:

Publisher:

Abstract:

Alguns exemplos de pesquisas possíveis:

"tag:estudantes tag:ensino superior" irá visualizar a lista de todas as teses relacionadas com os estudantes do ensino superior.

"tag:desporto data:2012" irá aceder a todas a teses defendidas em 2012 relacionadas com desporto.

COMO VISUALIZAR A INFORMAÇÃO SOBRE O ORIENTADOR DA TESE NO MENDLEY DESKTOP?

Ao selecionar uma referência irá visualizar na coluna da direita as informações bibliográficas da tese pré-definidas pelo Mendeley Desktop. Para visualizar o orientador da tese em todas as referências da base de dados deverá ir ao menú superior e selecionar "help" e depois "options" (Windows) ou "Mendeley Desktop" e "preferences" (Mac). Na janela "options/preferences" em "document details" deverá escolher o tipo de documento "thesis" e assinalar a opção "advisor". A partir desse momento o orientador da tese será sempre visível para todas as referências tipo "thesis" no Mendeley Desktop.

É POSSÍVEL EDITAR UMA REFERÊNCIA?

A base de dados Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal é um grupo que funciona "by invitation only", ou seja, uma vez que se torne seguidor do grupo irá ter acesso a toda a informação da base de dados (no Mendeley web e no Mendeley Desktop) mas não poderá editá-la. Só os membro do OPJ podem acrescentar e editar referências bibliográficas na base de dados.

No entanto, se tiver interesse em guardar e editar a informação poderá copiar as referências que lhe interessam para a "my library" no Mendeley desktop. Para tal bastará selecionar a(s) referência(s) que lhe interessam e "arrastá-las" para a secção "my library". O Mendeley Desktop irá criar uma cópia da referência bibliográfica na sua "my library", totalmente autonomizada da que se encontra no grupo Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal.

COMO EXPORTAR UMA REFERÊNCIA PARA OUTRA FERRAMENTA DE GESTÃO BIBLIOGRÁFICA?

Para exportar uma ou mais referências deverá selecionar a(s) referência(s) que lhe interessa(m), ir ao menu superior, carregar em "file" depois em "export" e gravar o ficheiro em formato BibteX. Esse ficheiro poderá importado para outras ferramentas de gestão de bibliográfica (Endnote, Zotero, etc.).

OUTRAS DÚVIDAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DA BASE DE DADOS OU DO MENDELEY?

Se as suas dúvidas estiverem relacionadas com o funcionamento da base de dados Teses de Doutoramento sobre Juventude em Portugal envie-nos um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Se as suas dúvidas estiverem relacionadas com o funcionamento da ferramenta de gestão bibliográfica Mendeley consulte a página de apoio ao cliente do Mendeley.




  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos