Colóquio Olhares sobre os Jovens em Portugal

 

 











































ACEDA AO PROGRAMA E A ALGUMA DAS COMUNICAÇÕES APRESENTADAS AQUI.


Ser jovem é, actualmente, uma condição social cada vez mais diversa. Na família, na escola, nos espaços de lazer e de sociabilidade, nas sexualidades e afectividades, no confronto com a vida activa e na luta pela independência, o universo juvenil refracta-se numa pluralidade de experiências, culturas e percursos. É, simultaneamente, um tempo de vida cada vez mais incerto. Num contexto global de crise económica e social, os desafios vividos pelos jovens nas suas múltiplas transições assumem contornos de acentuada vulnerabilidade junto de uns, potenciando também a criatividade nas respostas de outros.

Essas vivências nunca acontecem de forma isolada. Formal ou informalmente, as transições juvenis ocorrem em quadros de interacção com instituições e actores sociais vários, pautados por relações de cooperação e diálogo, de dissensão e conflito, ou ainda de pura indiferença e desinteresse mútuo. Todo um espectro de atitudes informadas pelos olhares que, reciprocamente, partilham uns sobre os outros. Olhares muitas vezes orientados por pontos de vista preconcebidos e cristalizados, pouco fundamentados em conhecimento profundo e rigoroso sobre as realidades juvenis contemporâneas e os desafios que as caracterizam.

Através do colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções, o Observatório Permanente da Juventude do ICS-UL propõe-se, justamente, identificar e mobilizar diferentes olhares sobre as realidades juvenis vividas no país, visando construir pontes entre os vários actores sociais que as integram e nelas intervêm, fundamentadas em conhecimento rigoroso, profundo e actual.

Tendo como pretexto o Ano Internacional da Juventude, iniciativa declarada pelas Nações Unidas em Agosto de 2010, o colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções pretende não apenas fazer um estado da arte da produção científica nacional mais relevante sobre a juventude, mas aproveitar também esse momento internacionalmente simbólico para mapear, reflectir e debater sobre as políticas públicas mais recentes e as modalidades de intervenção social destinadas aos mais jovens e/ou empreendidas pelos próprios.

Público-alvo: Investigadores e estudantes de pós-graduação, decisores políticos, técnicos da administração, dirigentes associativos e técnicos de intervenção social. O colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções visa assim aprofundar o diálogo entre os diferentes actores que actuam nesta área, propiciando o lançamento de bases para novas parcerias de investigação, de redes de conhecimento para estudos e colaborações futuras neste domínio.



Programa e Programa longo



Organização: Maria Manuel Vieira, ICS-UL, Vítor Sérgio Ferreira, ICS-UL e Lia Pappamikail, ICS-UL.
Contactos:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos