Workshop Juventude Escola e Modernidade - 22 janeiro 2013

 

Injustiça(s) nas escolas: o olhar dos alunos

José Manuel Resende

CESNOVA/FCSH-UNL

Luís Gouveia

CESNOVA-UNL



22 de Janeiro, ICS-UL, sala 1


Nesta sessão os autores irão apresentar e debater os resultados de uma pesquisa realizada em contexto escolar, recentemente concluída e financiada pela FCT. Esta pesquisa pretendeu relacionar os sentimentos de injustiça na construção da identidade de género com os sentimentos de humilhação e de não reconhecimento que os processos de injustiça possam eventualmente suscitar entre os alunos – análise feita, quer no plano das sociabilidades escolares desenvolvidas pelos alunos entre si, quer nas relações entre alunos e docentes.

A opção de colocar o enfoque analítico no plano das injustiças e nas experiências de justiça vivenciadas pretende constituir um meio facilitador de acesso às operações críticas dos atores sociais relativamente às conceções do justo na construção da vida em comum no espaço escolar; a denúncia do carácter injusto de uma situação descrita fornece em si a base para se compreender os sentidos de justiça dos atores relativamente às formas de agir em comum nas sociabilidades escolares.

Com este intuito, foi então realizado um estudo etnográfico em 6 escolas do Ensino Secundário localizadas em diferentes espaços locais e com populações estudantis socialmente contrastantes. O trabalho de campo assentou particularmente em duas técnicas de observação: entrevistas semi-diretivas a discentes do 12º ano de escolaridade; inquérito por cenários a alunos matriculados no mesmo ano.

Privilegiam-se nesta apresentação algumas das conclusões retiradas das entrevistas realizadas.



José Manuel Resende, doutorado em Sociologia, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, membro do CESNOVA/FCSH-UNL e associado do OPJ-ICS-UL.

Luís Gouveia, doutorando em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro do CESNOVA/FCSH-UNL.


  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos