Workshop Juventude Escola e Modernidade - 15 janeiro 2013

 

Entrevista Narrativa: uma experiência de pesquisa com professores/as Indígenas

Muito se tem dito sobre as narrativas e sobre a sua importância num mundo em que elas estariam em declínio. Em busca do saber e da experiência que elas traduzem, assistimos a um movimento de registrar outras vozes sobre fenômenos diversos do mundo contemporâneo. Discutiremos um instrumento específico para colher narrativas, denominado "entrevista narrativa", apontando os principais procedimentos metodológicos a ele relacionados. Tendo por base o meu trabalho desenvolvido no cruzamento entre a educação, a sociologia e a antropologia, no seminário pretendo promover um debate interdisciplinar explorando as potencialidades da entrevista narrativa, e apontando inquietações que emergiram no contexto de uma pesquisa sobre uma experiência intercultural de formação de professores/as indígenas. São questões relacionadas à busca de um maior espaço para as narrativas dos/as professores/as entrevistados/as, de forma a compreender o significado próprio de educação, saber e aprendizagem veiculado por estes professores. Mostrarei que, sem que se perca o diálogo analítico, este esforço metodológico é um passo fundamental para uma base efetiva de interculturalidade.


Karla Cunha Pádua

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa (UL).


Seminário articulado com a cadeira "Metodologias da Investigação Etnográfica" do Programa de Doutoramento em Antropologia (coordenação de Susana de Matos Viegas e Elsa Peralta).




  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos