- Verão na Ulisboa 2014 -programa do ICS para estudantes do secundário

 

cover_facebook_campanha_a












O Instito de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa participa na iniciativa Verão na Ulisboa, direcionada para estudantes do secundário, com o programa "UMA VIAGEM PELAS CIÊNCIAS SOCIAIS".

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Verão na ULisboa é uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica.

Se quiseres vir passar o Verão na ULisboa, no mês de julho, durante uma semana, poderás ser um verdadeiro veterinário, artista plástico, arquiteto, advogado, escritor, designer, cientista, treinador, geógrafo, historiador, farmacêutico, investigador, agrónomo, economista, gestor, engenheiro e muito mais.

Se, no ano letivo 2014/2015, vais frequentar o 8.º, 9.º, ou 10.º, 11.º ou 12.º anos esta iniciativa é para ti. 

Tens 21 programas à escolha, distribuídos por duas semanas, com muitas atividades de caráter científico, lúdico e desportivo.

 

Se, no próximo ano letivo, vais frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º anos deverás inscrever-te na 1.ª semana (30 de junho a 4 de julho de 2014). Se fores frequentar o 8.º ou 9.º anos, deverás reservar o teu lugar na 2.ª semana (7 a 11 de julho de 2014). Em cada Escola encontra-se um conjunto de professores que preparou um plano completo de atividades (palestras, experiências, visitas) para te mostrar os conhecimentos básicos, os métodos de trabalho e as tarefas práticas, relativos aos cursos lecionados na ULisboa.

 

Diariamente, serás acompanhado por alunos da Universidade que te ajudarão a resolver os desafios colocados, responderão às tuas dúvidas e dar-te-ão a conhecer as instalações, mostrando como é a vida universitária.

Poderás conhecer e interagir, de forma dinâmica, nos laboratórios, salas de aulas, centros de investigação, entre outros espaços, que fazem parte da ULisboa.

Vais almoçar na cantina e conviver com os veteranos, conhecendo o verdadeiro espírito académico!

Se vives longe de Lisboa, poderás ficar alojado nas instalações que preparámos para ti e onde terás a companhia de monitores credenciados, que organizarão jogos e passatempos para animar as noites.

Em ambas as semanas terá lugar uma visita ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, uma atividade desportiva no Estádio Universitário de Lisboa e um jantar convívio, onde se reunirão os grupos divididos pelas diferentes Escolas, para que todos tenham oportunidade de se conhecer e partilhar experiências.

No último dia, receberás um diploma pela tua participação.

Garantimos-te uma experiência inesquecível.
Vem experimentar a ULisboa!

 

Tens dúvidas?

Contacta-nos através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  ou do telefone +351 210 113 406.

 

Mais informações:

Site ULisboa

Facebook

___________________________________________________________________________________________________________


Programa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa



UMA VIAGEM PELAS CIÊNCIAS SOCIAIS


De 30 de junho a 4 de julho de 2014

Destinatários: alunos que vão frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º anos no ano letivo 2014/2015.

Instituto de Ciências Sociais

Av. Professor Aníbal de Bettencourt n.º 9 | 1600-189 Lisboa

N.º de vagas: 15

Formulário de inscrição

Horário


Descrição:

"Uma viagem pelas Ciências Sociais" é o programa ideal para quem tem vocação pelas Ciências Sociais. Durante uma semana podes participar nas 6 atividades que o Instituto de Ciências Sociais (ICS) preparou para ti e que incluem a construção de um inquérito on-line, observação participante num bairro de Lisboa, visita a centros de documentação, participação em estudos experimentais e análise de arquivos de sondagens.

Participa nas atividades que o ICS preparou para ti e vem conhecer a nossa Escola!


Atividades:

1) Como se come em Portugal? A construção de um inquérito sociológico

Esta atividade tem como objetivo fornecer ferramentas para a construção de inquéritos por questionário aplicados online. Vamos construir um inquérito sobre as práticas alimentares dos jovens e das suas famílias, tentando perceber como a crise económica e social alterou (ou não) a alimentação dessas famílias no que respeita, por exemplo, o acesso a uma alimentação de qualidade, as práticas de poupança e/ou o melhor aproveitamento de alimentos.
Coordenação: Mónica Truninger, José Teixeira e Ana Fontes

2) A Lisboa de Amanhã: uma visão da geografia

Vamos visitar o centro de documentação da Câmara Municipal de Lisboa e a Maqueta de Lisboa à escala 1.2500. Vamos ouvir sobre a história do desenvolvimento de Lisboa como cidade, como é complexo o seu funcionamento e gestão hoje em dia e o que podemos esperar para o seu futuro mais próximo. Vamos falar sobre como ideias, por vezes, aparentemente impossíveis, se tornam realidade na cidade, e como as coisas mais simples são por vezes quase impossíveis de resolver.
Coordenação: João Mourato

3) Welcome to the Dark side: histórias surpreendentes com Psicologia Social

Eras capaz de dar choques eléctricos num colega? Se o teu amigo disser disparates, vais imitá-lo? Julgas com base na aparência? A psicologia social mostra-nos (e explica-nos) o nosso lado mais negro.

Numa sessão nas instalações do ICS, os estudantes discutirão de forma lúdica dois temas clássicos da Psicologia Social. Na primeira parte, os estudantes serão convidados a participar num estudo experimental no âmbito da formação de impressões. Na segunda parte serão projectados diversos excertos de documentários sobre conformismo e obediência à autoridade.
Coordenação: Rui Costa Lopes

4) "Antropologizando" num bairro na cidade

Nesta atividade vamos andar por um pedaço da cidade, a "antropologizar"... Vamos fazer um passeio com observação sobre as pessoas, os lugares e a movimentações, incluindo as nossas. Anotaremos nossas observações num pequeno bloco de notas, para depois trocarmos impressões sobre este mesmo lugar. Através deste exercício, é possível ver como os nossos olhares são diversos uns dos outros. E também podemos verificar a quantidade de cenas que acontecem em um só sítio urbano!
Coordenação: Simone Frangella

5) Um mergulho na história

Vamos perceber como se faz investigação em História? Que fontes são utilizadas? Como se escolhe um tema de investigação? A atividade irá integrar uma visita à Biblioteca Nacional e uma conversa com alunos de doutoramento em História sobre os seus projetos de investigação.
Coordenação: Filipa Vicente

6) A opinião do cidadão: a ciência política e as sondagens

O que é uma sondagem? Como se constrói um estudo de opinião? Nesta atividade iremos visitar uma agência responsável por sondagens e estudos de opinião e faremos uma análise do arquivo de sondagens da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. O objetivo é debatermos alguns aspetos importantes dos estudos de opinião pública, tais como as margens de erro, os efeitos indesejados das metodologias utilizadas e a volatilidade da opinião pública.
Coordenação: José Santana Pereira


  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos